top of page

POR QUE ESCOLHO TERMOS UM JARDIM?

Este espaço está reservado para a manifestação pública das opiniões de moradores e amigos dos bairros das freguesias de Arroios e Penha de França...

MÁRIO ALVES

Engenheiro especialista na área da Mobilidade, Setembro 2016

Declarações de Mário Alves, destacado especialista em mobilidade e transportes e apoiante do projecto do Jardim do Caracol da Penha, que nos fala também da importância de uma intervenção estratégica, pensada em conjunto com os residentes, sobre o futuro do bairro.

RICARDO PAES MAMEDE

Economista, Agosto 2016

Se fizermos ali um espaço verde ele ficará para sempre, é um investimento que vale a pena fazer”.

Declarações de Ricardo Paes Mamede, Professor do Departamento de Economia Política do ISCTE, comentador televisivo, e um dos mais destacados economistas portugueses da sua geração.

O Ricardo é um apoiante, claro, do Jardim do Caracol da Penha.

PEDRO LÉRIAS

Biólogo, Julho 2016

"A temática da história agrícola da cidade podia ser muito bem retratada num projecto para ajardinar esta área".

Esta é a proposta de Pedro Lérias, que sublinha uma das singularidade deste Jardim: "no início do século XXI haver uma área com este tamanho, 8000 m2, que tem ainda um testemunho da história agrícola daquilo que era Lisboa antes de ser totalmente urbanizada".

E acrescenta que "esta zona serve de amenização de uma série de extremos ambientais", como a temperatura e as chuvas torrenciais (pela permeabilidade dos solos e pelo efeito retardador das árvores).

TIAGO MOTA SARAIVA

Arquitecto, Julho 2016

 

"No caso do Jardim do Caracol da Penha, estamos a falar de uma oportunidade... Uma oportunidade que, mais ano menos ano, há de ser um jardim. (...) Portanto, é necessário neste momento contrariar a iniciativa de desenhar um estacionamento, porque não é uma abordagem contemporânea, não faz parte de uma lógica de cidade sustentável nem de uma lógica de cidade virada para as pessoas (...)."

Please reload

Os direitos de imagem foram cedidos pelos próprios, que autorizaram a sua publicação na página do Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha.

bottom of page