A NOSSA PETIÇÃO

O TEXTO

Petição pelo Jardim do Caracol da Penha

 

Exma. Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa,

 

PEDIMOS A REQUALIFICAÇÃO DE UM ESPAÇO VERDE EXISTENTE, DA CML

As freguesias de Arroios e da Penha de França, em Lisboa, contam com cerca de 60.000 habitantes e milhares de visitantes. Nesta zona residencial densamente urbanizada (com muitas famílias com crianças e adolescentes, jovens adultos mas também pessoas de mais idade) não existe nenhum verdadeiro jardim público, fechado e sem trânsito automóvel, nem suficientes espaços públicos para convívio exterior de qualidade. É neste contexto de empobrecida vivência colectiva exterior que solicitamos a requalificação de um espaço verde na encosta da Penha de França, densamente arborizado, pertencente à CML (presentemente sem utilização), com uma área superior a 8.000 m2 (na interseção das duas freguesias).

Este é o último espaço verde ainda livre nesta zona da cidade. Uma sua utilização para outras finalidades comprometerá de forma irreversível a criação de um verdadeiro jardim público nestas freguesias.

Assim, vimos solicitar que este espaço verde esplendoroso – devidamente requalificado e dotado de infraestruturas lúdicas e desportivas, como parque infantil, campo de basquete/jogos, quiosque e mobiliário de jardim adequado – seja aberto ao público, para um usufruto seguro e de qualidade de toda a população dos bairros destas freguesias e da cidade!

(Este terreno, interior de quarteirão, pertencente à CML, tem entrada pela Rua Cidade de Cardiff, n.º 54 e é ladeado pelas ruas Marques da Silva, Cidade de Liverpool, Cidade de Cardiff, Penha de França e Av. Almirante Reis).

 

OS NOSSOS ARGUMENTOS

O argumentário de suporte à petição que entregámos à Assembleia Municipal de Lisboa (AML) no dia 13/09/2016 dá a conhecer as razões que explicam o desejo de tantas pessoas em terem um jardim público de qualidade nestas freguesias.

 

(DESCARREGUE NA IMAGEM ABAIXO)

AS ASSINATURAS ENTREGUES À AML

EM 13/09/2016

... MAS O NÚMERO DE ASSINATURAS NÃO FICOU POR AÍ ...

+

2600 ENTREGUES

À AML

2600 ENTREGUES

À AML

+

329

EM PAPEL

DEPOIS DISSO

725

NA PETIÇÃO

ON-LINE

 
 

Petição n.º 14/2016 – “Um jardim é o que nos faz falta – Jardim do Caracol da Penha"

A petição foi remetida, pela Sra. Presidente da AML, Arqt.ª Helena Roseta, à 3.ª Comissão Permanente - Comissão de Ordenamento do Território, Urbanismo, Reabilitação Urbana, Habitação e Desenvolvimento Local, à 4.ª Comissão Permanente - Comissão de Ambiente e Qualidade de Vida e à 8.ª Comissão Permanente - Mobilidade e Segurança. Segundo o Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, estes grupos de trabalho farão uma apreciação e elaborarão um relatório. O Movimento prestou todos os esclarecimentos necessários e solicitados.