O JARDIM DO CARACOL DA PENHA NA IMPRENSA

Site CML

"Jardim do Caracol da Penha - cidadãos chamados a decidir"

03 Mar 2017

"O processo de participação popular para definir como será o futuro Jardim do Caracol da Penha teve o seu início numa sessão de lançamento que decorreu no local, no dia 3 de março, com a presença do presidente da Câmara, Fernando Medina, dos vereadores Duarte Cordeiro e Manuel Salgado, das presidentes da Juntas de freguesia da Penha de França e Arroios, Sofia Oliveira Dias e Margarida Martins, e dos representantes do movimento de cidadãos que se bateu pela criação do jardim."

TIME OUT

"Agora imagine o Jardim do Caracol da Penha"

03 Mar 2017

"Em Outubro, divulgámos a campanha de angariação de votos para o projecto 180 do Orçamento Participativo (OP) criado pelo Movimento do Caracol da Penha, um grupo de cidadãos que em vez de um parque de estacionamento da EMEL lutou por um parque verde.

E conseguiu. Tanto que passado um mês acabou por se tornar o projecto mais votado de sempre do OP municipal. Mas o processo participativo não se esgotou nos 9477 votos conquistados. O Movimento lançou um novo processo participativo para este espaço abandonado na Rua Cidade de Cardiff, conhecido como o Caracol da Penha de França. Chama-se “Como imaginas o Jardim do Caracol da Penha?” e lança o desafio para qualquer pessoa enviar sugestões para a definição do projecto, sejam imagens, documentos ou links que ilustrem o que imaginam."

O CORVO

"População vai ajudar a definir como será o futuro Jardim do Caracol da Penha"

03 Mar 2017

"Este é o momento pelo qual muitos ansiavam. Até 19 de março, qualquer cidadão ou colectivo poderá dar a sua opinião sobre a tipologia definitiva do futuro Jardim do Caracol da Penha, o grande vencedor da edição 2016/2017 do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa. Com o lançamento do processo de participação popular, a realizar na tarde (16h30) desta sexta-feira (3 de março), no local onde nascerá o novo equipamento público, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), começa a fase de definição dos contornos do futuro parque verde, num sítio agora ocupado por um baldio, numa encosta entre as freguesias da Penha de França e de Arroios, junto da Avenida Almirante Reis. Será apenas um jardim? Terá também parque infantil? E um campo de jogos? Tudo isso será discutido, da forma mais aberta possível, num processo acompanhado pelos serviços da câmara, que ali deverá gastar uma verba de até meio-milhão de euros."

SOL

"Lisboa. Bloco pinta mural, movimento de cidadãos não gostou"

24 Feb 2017

"Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha – um movimento de cidadãos que se uniu pela construção de um jardim no dito espaço e que conseguiu que este fosse o projeto mais votado da última edição do Orçamento Participativo de Lisboa – demarcou-se de uma iniciativa política do BE. Em causa está a pintura de um mural numa das entradas do jardim, que abarca as freguesias lisboetas de Arroios e da Penha de França. A mensagem congratula a ação dos moradores e surge “assinada” pelo símbolo do Bloco."

VISÃO

"Salvaguardar as pessoas para salvaguardar a vida de bairro"

30 Jan 2017

"A conferência Por Um Bairro Melhor deixou um alerta sobre a importância de preservar o bem-estar dos residentes dos bairros das cidades. A empresária Xana Nunes, a fadista Cuca Roseta e o chef Kiko Martins debateram o que torna um bairro melhor, enquanto o vereador do Urbanismo de Lisboa, Manuel Salgado, defendeu as potencialidades da tecnologia para unir a vizinhança."

TSF

"Em vez de carros, um jardim"

06 Dec 2016

"O projeto do Jardim do Caracol da Penha venceu a edição deste ano do Orçamento Participativo de Lisboa com a maior votação de sempre."

DN

"Caracol da Penha vai ter jardim e Carnide um polidesportivo"

28 Nov 2016

"O Orçamento Participativo de Lisboa mobilizou mais de 51 mil votos. A criação de um jardim no Caracol da Penha e de um pavilhão desportivo na freguesia de Carnide são dois dos 17 projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa, que mobilizou mais de 51 mil votos.
O vereador da Relação com o Munícipe, Jorge Máximo, disse à Lusa que "os principais projetos vencedores foram um jardim na Penha de França, o Jardim do Caracol da Penha, e um pavilhão em Carnide para a prática de desportos.".
"

PÚBLICO

"Vencedores falam numa “vitória da cidadania” e num “sinal para os órgãos autárquicos”"

28 Nov 2016

"A data ainda não está marcada mas uma coisa é certa: vai haver uma festa para celebrar o triunfo do Jardim do Caracol da Penha no Orçamento Participativo de Lisboa. Os promotores do projecto falam numa “vitória da cidadania” mas também num “sinal para os órgãos autárquicos” e sublinham que no jardim pelo qual lutaram não há lugar para os carros."

PÚBLICO

"Jardim do Caracol da Penha vence Orçamento Participativo, com votação recorde"

28 Nov 2016

"São 17 os projectos vencedores da nona edição do Orçamento Participativo de Lisboa. Fernando Medina diz que a lista de eleitos "é um sinal muito forte, claro, directo, sobre aquilo que devem ser as prioridades do executivo"."

SOL

"Lisboetas votaram: a cidade terá mais jardins, wi-fi e parques caninos"

28 Nov 2016

"Um jardim novo na Penha de França, um pavilhão renovado em Carnide e uma passagem aérea para os runners entre os dois jardins Campo Grande são apenas três dos projetos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo de Lisboa. As propostas mais votadas foram anunciadas hoje de manhã nos Paços do Concelho.
No total, foram a votos 182 projetos. Os lisboetas escolheram 17 vencedores: dois projetos considerados estruturantes e 15 de âmbito local.
"

OBSERVADOR

"Jardim do Caracol da Penha vence Orçamento Participativo de Lisboa"

28 Nov 2016

"A proposta de criação de um jardim no Caracol da Penha, na freguesia da Penha de França, foi a grande vencedora da edição deste ano do Orçamento Participativo de Lisboa. O projeto teve 9.744 votos, mais mil do que a segunda proposta mais votada — a reabilitação de um polidesportivo em Carnide.
O Caracol da Penha situa-se na Rua Cidade de Cardiff, a meio caminho entre a Avenida Almirante Reis e a igreja da Penha de França.
"

TIME OUT Lisboa

"O que faz falta é o jardim na ribalta"

28 Oct 2016

"O evento Ao Caracol! enche o bairro de música, teatro, artes plásticas, ateliers e passeios. O programa de hoje é extenso, mas deixamos aqui as nossas escolhas."

JORNAL DE NEGÓCIOS

"Ruas com Arte"

27 Oct 2016

O Bairro das Colónias, em Lisboa, é palco de vários espectáculos no sábado. Uma iniciativa do Jardim do Caracol da Penha.

VISÃO 7

"Um jardim é o que faz falta a Lisboa"

26 Oct 2016

"O movimento pela criação do Jardim do Caracol da Penha, nas freguesias de Arroios e Penha de França, em Lisboa, organiza este sábado, 29, um roteiro cultural gratuito (das 15 à 23 horas). Um recital de piano, dança, concertos em varandas, teatro, oficinas e ateliês, a favor de um novo jardim em Lisboa."

PÚBLICO

"Um roteiro cultural sai à rua à procura do Jardim do Caracol da Penha"

26 Oct 2016

"Uma pesquisa do Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha apurou que Arroios e Penha de França estão entre as cinco freguesias de Lisboa com menos espaços verdes: são menos de 1 metro quadrado de jardim por habitante"

TIME OUT Lisboa

"Caracol, caracol, põe o jardim ao sol"

25 Oct 2016

"Só quem morava paredes meias com este espaço é que sabia da sua existência e chamar jardim ao matagal abandonado há algumas décadas junto à Rua Cidade de Cardiff é um verdadeiro exercício de imaginação. Mas um grupo de moradores de Arroios e Penha de França mostrou-se disposto a fazê-lo quando soube do futuro do Jardim do Caracol da Penha: um espaço municipal que tinha estacionado nos planos da EMEL para um parque de estacionamento. Nasceu assim em Junho o Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha, que alertou a CML para a necessidade de criação de um espaço verde com quase um hectare distrubuído por quatro socalcos, em vez de uma zona de estacionamento ao ar livre com 86 lugares. A proposta chegou à Assembleia Municipal de Lisboa em Setembro e transformou-se agora no projecto 180 do Orçamento Participativo, em votação até 20 de Novembro. Até lá ainda vai correr muita baba, especialmente a 29 de Outubro com o evento multidisciplinar AO CARACOL! que vai reunir um (grande) conjunto de artistas que moram ou moravam neste bairro, entre yoga, música, teatro, dança, ateliers ou visitas guiadas."

O CORVO

"Festival de artes a favor da construção de um jardim entre Arroios e Penha de França"

24 Oct 2016

"Menos carros, mais espaços verdes no coração da cidade. Será uma festa da cultura aberta à comunidade para que todos percebam a grande importância da construção do Jardim do Caracol da Penha, num terreno baldio localizado entre as freguesias de Arroios e da Penha de França. O festival “Ao Caracol! – Roteiro Cultural por um Jardim” vai mobilizar vizinhos e artistas, durante a tarde e a noite (entre as 15h e as 23h) do próximo sábado (29 de outubro), com uma programação variada, centrada no Bairro das Colónias. O festival, que contará com cerca de duas dezenas de espectáculos a realizar nas ruas e nas varandas do bairro, serve como forma de mobilização para a votação da proposta de criação do espaço verde, identificada com o número 180, no Orçamento Participativo (OP) de Lisboa 2016-2017 – a decorrer até 20 de novembro."

JORNAL i

"Queremos mais estacionamento?", por Tiago Mota Saraiva

18 Sep 2016

"Se cada cidadão eleitor em Lisboa e no Porto tivesse um automóvel próprio, as viaturas estacionadas nas nossas ruas ocupariam 6,2% e 6,5% das respetivas áreas da cidade. Se a esse número acrescermos o da média diária estimada de automóveis que entram nas duas cidades (700 mil e 70 mil), podíamos ter o território de cada uma das cidades ocupado em 14,9% e 8,6% por estacionamento automóvel – o que poderá não andar longe do que sucede atualmente. Em Lisboa, os cerca de 1500 hectares potencialmente ocupados por automóveis correspondem à área de duas freguesias de Marvila ou sete Arroios."

TVI

(noticiários)

14 Sep 2016

Reportagem sobre o Movimento, o jardim e a entrega da petição na Assembleia Municipal de Lisboa

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

"Moradores querem novo jardim entre Arroios e Penha de França"

12 Sep 2016

"Movimento entrega hoje petição com 2500 assinaturas na Assembleia Municipal, a pedir a criação do Jardim do Caracol da Penha"

PÚBLICO

"Entre estacionamento e um jardim, estes lisboetas escolhem o último"

12 Sep 2016

"Já foram reunidas perto de 2500 assinaturas em defesa da criação de um jardim que sirva as freguesias da Penha de França e de Arroios, num terreno onde a EMEL prevê instalar 86 lugares para residentes"

O CORVO

"Moradores de Arroios e Penha de França insistem na construção de jardim público"

12 Sep 2016

"Um grupo representativo dos moradores de Arroios e da Penha de França diz ser ainda possível travar a construção de um parque de estacionamento num baldio na zona da encosta do Caracol da Penha, localizado entre ambas as freguesias, preferindo ali ver a funcionar um jardim público. Mobilizados, desde o início do verão, através do Movimento Pelo Jardim do Caracol da Penha, os residentes conseguiram recolher 2.500 assinaturas contra o projecto da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) para a criação de um parque com capacidade para 86 viaturas, as quais entregarão na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), nesta terça-feira (13 de setembro)."

ANTENA 1

Programa Portugal em Directo

11 Sep 2016

Ao minuto 37:40

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

"Moradores de Arroios e Penha de França pedem jardim em vez de estacionamento"

11 Sep 2016

"O movimento cívico Pelo Jardim do Caracol da Penha diz que aquele é o único espaço não urbanizado e como tal pode responder à carência de espaços verdes por parte da população"

DIÁRIO DIGITAL

"Lisboa: Moradores de Arroios e Penha de França pedem jardim em vez de estacionamento"

11 Sep 2016

"Moradores das freguesias de Arroios e Penha de França, em Lisboa, solicitaram hoje a requalificação de um terreno com 8.000 metros quadrados, pertencente à Câmara Municipal, para ali criar um jardim em vez do previsto parque de estacionamento.

Em comunicado, o movimento cívico Pelo Jardim do Caracol da Penha – nome sugerido para denominar o espaço verde – sustenta que “Arroios e Penha de França, com cerca de 60.000 habitantes, estão entre as cinco freguesias de Lisboa com menos espaços verdes”."

EXPRESSO

"A garra indizível da finança", por Sandro Mendonça

20 Jul 2016

"Gostaria, por fim, de destacar (sim, estou mesmo a chamar a atenção) uma experiência em curso: no centro da cidade de Lisboa um grupo de cidadãos decidiu lutar por um jardim e contra mais um parque de estacionamento (a CML anunciou um investimento de €1,15 milhões para criar 86 lugares de estacionamento, ou seja, uns “meros” €13.000 por lugar); (...)"

RTP - Portugal em Directo

O Jardim do Caracol da Penha na TV!

18 Jul 2016

O CORVO

"Jardim público em vez de estacionamento pede-se na Penha de França e em Arroios"

07 Jul 2016

"Um novo espaço verde de acesso público no lugar do planeado parque de estacionamento com 86 lugares, a construir num terreno de 8000 metros quadrados de propriedade municipal. Esta é a proposta pela qual se bate um conjunto de cidadãos das freguesias da Penha de França e de Arroios (...)"

VISÃO

"Novo jardim e estacionamento na Penha de França divide moradores"

29 Jun 2016

"A encosta da Penha da França, em Lisboa, vai ser transformada num parque de estacionamento e num jardim, mas os moradores criaram um movimento pelo jardim do Caracol da Penha que ali está instalado."

DESTAK

"Estacionamento ou jardim?"

27 Jun 2016

"EMEL vai criar 86 lugares de estacionamento na Penha de França este verão, mas os moradores preferem a aposta em espaços verdes e lançaram um movimento pelo Jardim do Caracol."

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

"Jardim e mais lugares para estacionar na Penha de França"

26 Jun 2016

"Grupo de moradores quer aposta no espaço verde e lança movimento pelo Jardim do Caracol da Penha. EMEL cria 86 lugares para estacionamento na encosta até ao fim do verão."

Please reload